UFBA alcança nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC

Mais uma prova do quão importante é investir na educação. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) atingiu a nota 4,0593 no Índice Geral de Cursos Contínuo e alcançou a faixa 5, o patamar máximo de excelência na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A faixa 5 é reservada para instituições que obtêm pontuação acima de 3,95 no IGC Contínuo.

A entrada na faixa 5 consolida o grau de excelência perseguido pela UFBA ao longo dos últimos 10 anos. Nesse período, foram realizadas sete avaliações, sempre com melhora na nota da UFBA no IGC Contínuo.

Foram avaliadas mais de 2.100 instituições de ensino superior de todo o país. A UFBA integra um grupo de 12 universidades que alcançaram a faixa 5 pela primeira vez – sendo 5 universidades públicas federais, 1 pública estadual, 5 privadas sem fins lucrativos e 1 com fins lucrativos. Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), 72% das universidades com conceito máximo no IGC são federais.

A luta pelo aumento do orçamento das universidades, inclusive, é uma das pautas da greve da categoria, que começou no último dia 11. Com uma verba maior, as universidades conseguem desempenhar melhor as suas funções de ensino, pesquisa e extensão. Valorizar a educação no geral contribui no desenvolvimento do país.