Prêmio Inventor da UFRB encerra a Reconcitec 2023

A 9ª Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2023) chegou ao seu emocionante encerramento com a entrega do 7º Prêmio Inventor da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

Vinte e seis inventos brilhantes, frutos da colaboração entre pesquisadores, professores, bolsistas e estudantes de graduação e pós-graduação da UFRB, foram reconhecidos. O evento ocorreu no Auditório Paulo Freire, no CETENS (Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade) em Feira de Santana.

A cerimônia contou com a presença maciça dos(as) inventores(as) premiados(as) e foi transmitida ao vivo pela TV UFRB, com tradução simultânea em Libras. A mesa institucional incluiu o vice-reitor Fábio Josué, a pró-reitora de Pós-Graduação, PPGCI (Pesquisa e Inovação) Simone Alves e outros ilustres membros da universidade.

Ao longo do evento, foram premiados inventos que abrangem desde sistemas de detecção e correção de caminhos de vapor até dispositivos de coleta de amostras e programas de computador para educação e pesquisa. Além disto, a UFRB está empenhada em proteger um total de 229 invenções junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) até o final deste ano.

A UFRB tem demonstrado um crescimento notável no registro de ativos de propriedade intelectual nos últimos anos, com destaque para a pesquisadora Karina Zanoti Fonseca, que detém o maior número de patentes registradas e depositadas no INPI.