Ministério da Saúde cria aplicativo para facilitar doação de sangue no país

Frente aos baixos estoques de sangue dos hemocentros, o Ministério da Saúde anunciou no último sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, a criação da plataforma Hemovida, que está integrada ao ConecteSUS, objetivando reforçar e facilitar a ação voluntária de doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros.

Através do aplicativo o doador pode obter a carteira virtual do doador, que contém informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação, disponibilizando também um registro pessoal e útil em situações de emergência, com histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas , podendo ainda optar por fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa.

O doador também terá a localização da rede de saúde mais próxima, para identificar onde doar e receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade. O app estará disponível para download nas principais lojas de aplicativos, a partir desta segunda-feira (27). O anúncio de criação da plataforma foi feito .