Ministério da Saúde anuncia investimento em pesquisa de Saúde Pública de Precisão

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou um grande investimento de R$ 100 milhões em pesquisas voltadas para a Saúde de Precisão. Esta abordagem combina dados tradicionalmente utilizados para diagnóstico e tratamento médico, como histórico médico, exames laboratoriais e imagens, com informações genéticas individuais.

O anúncio foi feito durante as celebrações dos 20 anos do PPSUS (Programa de Pesquisa para o SUS), demonstrando um forte compromisso com o avanço científico e tecnológico na área da saúde.

O objetivo principal deste investimento é impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico nacional neste campo. Os projetos de pesquisa devem ser submetidos ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) até 19 de setembro. Cada projeto pode receber até R$ 15 milhões de financiamento e deve ter aplicabilidade direta no Sistema Único de Saúde.

As linhas de pesquisa abrangem o desenvolvimento de tecnologias terapêuticas avançadas, como terapia gênica e celular, ferramentas de bioinformática aplicadas à genômica clínica e pesquisas que envolvam análises genéticas, além de terapias avançadas para o diagnóstico e tratamento ou prevenção de doenças.

Este investimento faz parte do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil, que visa estabelecer uma base sólida para competências científicas e tecnológicas no país, e posicionando o Brasil como líder na área da Saúde de Precisão.