Mais acesso pelo SUS Digital

Com objetivo de ampliar o acesso às informações para a população, o Ministério da Saúde continua a investir no aplicativo do SUS (Sistema Único de Saúde), que já ultrapassou a marca de 30 funcionalidades.

As informações englobam saúde e serviços pelo celular, além dos registros de atendimentos clínicos realizados nas UBS (Unidade Básica de Saúde), com a possiblidade de avaliar a qualidade da assistência e as condições do local.

O Meu SUS Digital já conta com mais de 50 milhões de download e 4,5 milhões de usuários ativos.

Uma das novas funcionalidades da plataforma virtual é o lançamento de uma interface para profissionais do SUS, que permite a continuidade do cuidado a partir do acesso ao prontuário eletrônico unificado, com o histórico de saúde podendo ser acessado pelo profissional durante a consulta, em qualquer ponto da rede de serviços em todo o território do país.

Os usuários também têm acesso pelo aplicativo à carteira nacional de vacinação, com emissão de certificados, autorização para retirada gratuita de absorventes pelo programa Dignidade Menstrual e o histórico da dispensação de medicamentos do programa Farmácia Popular, que será expandido em breve para o acesso às receitas e medicamentos oferecidos pelo SUS.

Além disto, por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em torno de 10 mil Unidades Básicas de Saúde serão conectadas até 2026, com mesmos critérios de expansão do SUS Digital, que prioriza regiões remotas e vulnerabilidade.