Maioria dos brasileiros entendem que os servidores públicos são desvalorizados

A pesquisa encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente e realizada pelo Datafolha, destacou uma lacuna na estrutura dos serviços públicos, algo observado por muitos brasileiros.

No entanto, há uma percepção unânime de que o trabalho desses profissionais é crucial para a melhoria da qualidade de vida da população, com 84% dos entrevistados concordando que servidores bem treinados em cargos estratégicos podem impactar positivamente a vida das pessoas.

Um ponto de desacordo se encontra na percepção salarial dos(as) servidores(as). Enquanto 25% dos entrevistados acreditam que a maioria ou todos os(as) servidores(as) recebem salários acima do limite legal (R$ 41.650,92), dados de 2022 revelam que apenas 0,06% recebem valores superiores a esse teto. A maioria (70%) dos(as) servidores(as) ganha até R$ 5 mil, segundo o Instituto República.org.

A pesquisa ressaltou também a importância de líderes qualificados no setor público, com 84% dos entrevistados destacando a necessidade de ter líderes capacitados apoiando os(as) servidores(as). Além disto, 74% apontaram que muitos servidores enfrentam dificuldades decorrentes da falta de preparo dos seus superiores, impactando diretamente a eficiência e qualidade do serviço prestado.