Hupes-UFBA recebe Hemóvel do Hemoba para campanha de doação de sangue
O Hupes-UFBA (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) está recebendo uma ação solidária em parceria com o Hemoba. Entre os dias 7 e 11 de novembro, o Hemóvel estará estacionado no local, no bairro do Canela, em Salvador, para incentivar a doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea.
Durante os primeiros quatro dias, o Hemóvel estará aberto das 8h às 12h e das 13h às 17h, e no último dia, das 8h às 12h. A doação de sangue e o cadastro no banco nacional de doação de medula óssea serão realizados sem a necessidade de agendamento prévio, bastando aos voluntários apresentar um documento oficial com foto e aguardar o atendimento por ordem de chegada.
A médica da Unidade de Hemoterapia do Hupes-UFBA/Ebserh, Clarissa Lima, ressaltou a importância da doação voluntária de sangue, que é essencial em momentos de baixos estoques para ajudar pacientes doentes e profissionais de saúde. Todos os cuidados estão sendo tomados para garantir a segurança dos doadores.
Para doar sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
Os dados dos doadores de medula óssea serão armazenados em um sistema informatizado para possível cruzamento com pacientes necessitados de transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é convocado para exames complementares.
A ação ocorre em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, buscando sensibilizar a população sobre a importância da doação voluntária. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que 5% da população sejam doadora regular, porém, no Brasil, apenas 1,8% a 2,5% realizam doações.