Governo Lula lança campanha ‘Brasil contra Fake’

Combater as desinformação e as notícias falsas. Este é o principal objetivo da campanha “Brasil contra Fake”, lançada pelo governo federal. No vídeo de lançamento (confira aqui) há um passo a passo para denunciar, nas próprias redes sociais, os conteúdos de desinformação. A plataforma é vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

Vale lembrar que o projeto de lei que busca regulamentar as fake news ainda está em discussão no Congresso Nacional. Através do Twitter, o presidente Lula que já foi e ainda é vítima de várias informações falsas que circulam para prejudicar ele, disse: “O Brasil sofreu muito com mentiras nas redes sociais nos últimos anos. Precisamos fortalecer uma rede da verdade.”

COMO DENUNCIAR A DESINFORMAÇÃO

Se a desinformação estiver no Instagram ou no Facebook, o usuário deve clicar nos 3 pontinhos que aparecem no canto superior direito das publicações, apertar em “denunciar” e depois em “informação falsa”.

No WhatsApp, o usuário deve abrir a conversa com quem tenha compartilhado a desinformação. Feito isso, basta clicar em “mais opções”, depois em “mais” e por fim em “denunciar”.

No Twitter, é só clicar nos 3 pontinhos do canto superior direito do post e apertar em “denunciar tweet”. 

Se a desinformação for no Youtube, é preciso clicar nas “configurações”do vídeo e depois em “denunciar”. 

Já no TikTok, o usuário deve acessar o botão de “compartilhar” que fica no canto esquerdo de baixo de cada vídeo. Nessa aba, clique em “relatar” e depois em “informações enganosas”.