Denúncias de assédios moral e sexual disparam e superam o total de 2022
Em 2023, as denúncias de assédio moral e sexual no Brasil dispararam. O MPT (Ministério Público do Trabalho) recebeu, de janeiro a julho, 8.458 denúncias em todo o país. O número representa quase a mesma quantidade do total de denúncias do ano passado inteiro (8.508).
O Tribunal Superior do Trabalho divulgou dados ressaltando o número alarmante de novos processos relacionados aos assédios moral e sexual nos tribunais brasileiros, que já ultrapassaram a marca dos 26 mil até o momento deste ano, enquanto no mesmo período de 2022 foram registrados pouco mais de 20 mil processos. No mesmo período de comparação, de janeiro a julho, as denúncias de assédio sexual mais do que dobraram, passando de 393 no ano passado para 831 em 2023.
A fim de tentar combater a contínua violação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras através dessa violência, uma lei federal, instituída em abril, criou um programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual na administração pública. Especialistas apontam que a criação de leis mais robustas para proteger as vítimas tem encorajado as denúncias, o que pode se refletir no aumento dos números.