Contra o Golpe na Eleição do COM-HUPES, querem silenciar a democracia

Diretor do HUPESMesmo com a decisão do Conselho Gestor de convocar eleições para a nova direção garantindo o processo democrático de escolha através da consulta à comunidade, o diretor do HUPES, Prof. Hugo Ribeiro Jr, continua publicamente defendendo posição contrária à eleição, inclusive, afirmando que com a chegada da EBSERH pode ser reeleito.

A escolha do diretor continuará sendo feita por eleição mesmo se houver contrato com a EBSERH, pois o que norteia a elaboração das normas da eleição é o Regimento Interno do COM-HUPES. Este documento é claro sobre o tempo de mandato dos diretores, conforme consta no Art. 10º que o Diretor Geral do HUPES deve ser indicado pelo Conselho Gestor, após consulta à comunidade do Complexo e nomeado pelo Reitor. Ele exercerá suas funções em regime de dedicação exclusiva; será indicado pelo Conselho Gestor, após consulta à comunidade do HUPES e nomeado pelo Reitor. Com o mandato de quatro anos, permitida uma recondução por igual período, mediante nova consulta.

Mudar as regras do regimento do HUPES, como quer o diretor, em função de uma possível adesão à EBSERH, para permitir sua reeleição, é um absurdo, e atenta diretamente à segurança institucional do ponto de vista da democracia.

Uma manobra neste sentido envergonha toda a comunidade acadêmica, levando também a um clima de questionamento da capacidade de fortalecimento da democracia interna pelo atual reitorado.