Consuni aprova PDI da UFBA e discute Fundações de Apoio

Representação dos Técnico-Administrativos no Consuni/ Fotos Américo Barros

Em Reunião Extraordinária realizada no dia 11/01(sexta), na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFBA, foi aprovado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2012/2016. Trata-se de um documento elaborado para o período de 5 (cinco) anos, que caracteriza a Instituição de Ensino Superior no que diz respeito a sua concepção política e filosófica de trabalho.

Da mesma forma, o documento trata da missão a que se propõe, das diretrizes pedagógicas que orientam suas ações. Assim como, sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve ou que pretende desenvolver.

A aprovação realizada pelo Consuni no dia 11 foi com ressalvas em relação ao seu formato e conteúdo. Os conselheiros reunidos aprovaram o “Plano” indicando à Comissão Especial de Elaboração que complemente o documento em função de detalhamentos na metodologia, metas, prazos e resultados esperados pela comunidade universitária e sociedade em geral. Foi observada também, a necessidade de maiores contribuições das Pró-Reitorias na construção de propostas sobre suas respectivas áreas enriquecendo o documento.

 A ASSUFBA irá submeter o documento para avaliação da categoria e encaminhar mais sugestões à Comissão de Elaboração que tem como representante dos técnico-administrativos da UFBA, o conselheiro Antônio Bomfim Moreira/BURMC.

Fundações

Conselheiro Antônio Bomfim Moreira, representante da categoria no Consuni/ Fotos Américo Barros

O Consuni também discutiu a proposta de Resolução que vai dispor sobre as relações entre a UFBA e suas Fundações de Apoio nos termos da Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994; e do Decreto nº 7.423, de 31 de dezembro de 2010. “ A priori, somos contra as ‘Fundações de Apoio’ nas universidades brasileiras, por tudo de ruim que aconteceu nos últimos anos. Contudo, participamos do esforço liderado pelo Profº Reginaldo Souza Santos/EAUFBA e demais membros da Comissão Especial. O intuito é estabelecer na UFBA um ambiente mais transparente e seguro para o seu pleno funcionamento. Com certeza, garantimos avanços em defesa da universidade pública e dos interesses da nossa categoria. Estamos atentos”, garantiu Antônio Bonfim Moreira.

Fonte: Ascom ASSUFBA sindicato