Concurso Público Unificado – saiba como irá funcionar a seleção única para o serviço público federal

Pretendendo agilizar a contratação de servidores a fim de reconstruir a capacidade dos órgãos públicos federais após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos, reflexo dos desmontes promovidos desde o golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff, o governo federal realizará, em fevereiro do ano que vem, o Concurso Nacional Unificado, que diferentemente do método atual, no qual cada órgão faz seu próprio processo e realiza as provas separadamente, o concurso fará uma seleção única, que será aplicada simultaneamente em 179 cidades de todo o país.

A atualização é inspirada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso da população brasileira às vagas do serviço público federal e aumentar a diversidade entre os servidores aprovados. A previsão é de que o concurso preencha cerca de 8 mil vagas abertas em diversos ministérios e outros órgãos do serviço público federal.

Os ministérios e órgãos que estejam interessados em participar ao concurso unificado tem até o dia 29 de setembro para fazer a adesão de forma voluntária. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até abril de 2024, e os cursos de formação devem começar entre junho e julho. O início dos processos de alocação e ambientação dos servidores está previsto para acontecer entre julho e agosto de 2024.

arte concurso unificado