Com 81% dos votos, servidores(as) TAE da UFOB aprovam proposta do governo apresentada na 6ª mesa específica e temporária de negociação da carreira

Iniciando a Rodada de Assembleias Gerais cujo objetivo é deliberar sobre a proposta apresentada e discutida com o Governo no dia 11 de junho, atualizada no dia 14/06. Orientada pelo CNG-FASUBRA, os(as) Servidores(as) Técnico(a)-Administrativos(as) da UFOB se reuniram na tarde desta segunda-feira (17/06) e aprovaram com 81% dos votos a proposta do Governo apresentada na 6ª Mesa Específica e Temporária de Negociação da Carreira TAE.

A avaliação da proposta começou com a leitura do Informe de Greve do CNG-FASUBRA do dia 15 de junho, em que consta a análise da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira/CNSC/FASUBRA. O Coordenador Geral, Renato Jorge, falou sobre o avanço nos percentuais que foram apresentados pelo governo desde a primeira proposta da mesa de negociação até a última do dia 14 de junho.

Na visão dele, o aceite da proposta caracteriza apenas a suspensão da greve. “Eu chamo de suspensão da greve, pois temos uma proposta de acordo que envolve os anos de 2025 e 2026. Se o Governo não cumprir o que será acordado e assinado, nós voltamos para a Greve”.

O Coordenador Rony Keito, lotado na UFOB, avaliou que “‘não atingimos ainda o nosso objetivo, mas já tivemos alguns avanços. Com essa proposta, ainda não conseguimos sair do cenário do pior salário do serviço público, mas já é uma evolução diante da realidade que temos hoje”, disse.

Além de Rony e Renato, os servidores Makson Araújo e Cailon de Castro colocaram suas opiniões levando em consideração e refletindo sobre a realidade da UFOB. A discussão interna sobre a participação dos(as) TAE em espaços deliberativos da universidade foi um ponto levantado que precisa incorporar as reivindicações futuras.

A Coordenação deixou claro que aceitar a proposta é condicionar a suspensão da greve à assinatura do acordo de greve, o que não significa o retorno às atividades imediatamente. Isso só irá acontecer quando tudo estiver garantido e assinado.

Renato anunciou na oportunidade a criação do Grupo de Trabalho para a discussão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) pela base da ASSUFBA. Os servidores da UFOB concordaram com o encaminhamento e em breve receberão o link para ingresso no GT.  Além disso, o coordenador informou que vai agendar uma audiência com o Reitor, Prof. Jacques Miranda.

 

PARTICIPE!

SINDICATO É PRA LUTAR!