ASSUFBA participa da 7ª Marcha das Margaridas, em Brasília

As atividades da 7ª Marcha das Margaridas, nesta terça e quarta-feira (15 e 16/08) em Brasília, reuniram milhares de trabalhadoras, associações, instituições e sindicatos, como a ASSUFBA. O tema deste ano foi“Pela Reestruturação do Brasil e pelo bem viver”.

Durante a manhã do primeiro dia, o Senado fez uma sessão em homenagem à Marcha das Margaridas e aprovou o Projeto de Lei n° 63/2018, que inscreve o nome de Margarida Maria Alves no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Uma vitória importante. O PL segue para a sanção presidencial.

Pela tarde, a CTB participou da reunião entre as centrais sindicais e o Ministério das Mulheres para tratar da Convenção 156, que prevê a igualdade de oportunidades e de tratamento para trabalhadores e trabalhadoras com responsabilidades familiares.

Logo em seguida, houve uma Gira de Conversa, na tenda externa, que tratou das dimensões e repercussões da violência e suas formas de enfrentamento pelas mulheres do campo, da floresta e das águas.

Nesta quarta-feira (16/08) a marcha saiu em direção ao Congresso Nacional, onde houve o encerramento com a presença de Lula. O presidente anunciou a criação de um plano emergencial de reforma agrária e de um pacto nacional de prevenção ao feminicídio.