ASSUFBA leva servidores ativos e aposentados em caravana a Brasília

Caravana Brasilia

Unidos, os trabalhadores das universidades lutam pelo cumprimento do Acordo de Greve. Foto: Foco Filmes -Américo Barros.

Cerca de 40 servidores ativos e aposentados saíram da capital baiana no inicio da manhã desta terça (5), numa “Caravana” com destino à capital federal, de ônibus, onde vão encontrar com representantes de outras IFES (Instituições Federais de Ensino Superior).

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vão participar de uma grande manifestação nacional, em Brasília, pelo cumprimento do acordo de greve de 2012.

Em Brasília, dentro das atividades de luta, a categoria vai participar de uma Marcha, no dia 7/03, e  acampar na Esplanada dos Ministérios (DF) para mostrar a força do movimento, que pretende pressionar o governo pelo cumprimento do acordo de greve de 2012 e pela paridade dos aposentados.

Caravana Brasilia

Servidores na Caravana rumo à Brasilia. Foto: Foco Filmes- Américo Barros.

“Estamos lutando pela manutenção e ampliação dos direitos da nossa categoria. Na quinta-feira, vamos ocupar a Esplanada dos Ministérios em mais uma marcha dos trabalhadores das universidades em Brasília, porque entendemos que as conquistas são precedidas de lutas”, enfatiza o coordenador de Formação Sindical da ASSUFBA Sindicato, Antônio Bomfim Moreira.

“A nossa categoria envidará todos os esforços para o cumprimento total do Acordo de Greve fechado após o movimento paredista de 2012. Não vamos aceitar qualquer recuo por parte do governo, principalmente em relação aos aposentados”, argumenta Mario Sergio Nascimento, coordenador de Esportes da ASSUFBA.

Para a servidora da Maternidade Climério de Oliveira (MCO), Marinalva Rodrigues, a categoria não suporta mais sacrifícios. “Vamos pressionar o governo com as caravanas e a Marcha porque a unidade faz a força da nossa luta por mais conquistas”.

“O governo tem que entender de uma vez por todas que não estamos para brincadeira. E é por isso que vamos enfrentar longas horas numa estrada até Brasília para juntar as forças com os colegas de outras bases, para fortalecer o nosso movimento”, assegura a aposentada da UFBA, a servidora técnica-administrativa, Abgail Rodrigues.

“Estaremos, ativos e aposentados das Instituições Federais de Ensino Superior do país, reivindicando direitos previstos no PCCTAE (Lei 11.091) em Brasília, durante três dias. Vamos apresentar a luta dos servidores da UFBA e encaminhar a luta dos aposentados das IFES para a sociedade”, destacou o coordenador de Aposentados da ASSUFBA, Edgar de Jesus.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato