UFSB aprova resolução sobre assédio e discriminação para estudantes e servidores(as)

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou recentemente uma importante resolução focada no reconhecimento, enfrentamento e prevenção de diferentes formas de assédio e discriminação. A proposta, formulada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) e pela Diretoria de Integridade e Transparência (DIT), foi apreciada e aprovada na quarta-feira (14/08), após contribuições de setores e representações da comunidade acadêmica.

A resolução visa garantir ambientes de trabalho e estudo respeitosos e éticos, fundamentais para a saúde física e mental de servidores(as), trabalhadores terceirizados e estudantes, em todas as suas atividades acadêmicas e administrativas. O texto descreve as formas de assédio e discriminação para facilitar a identificação e formalização de denúncias, e estabelece uma rede de acolhimento e medidas preventivas.

Após recomendações para melhorias na proposta, o texto será revisado pela Procuradoria Jurídica da UFSB e ajustado para publicação, quando entrará em vigor.