Assembleia Geral Virtual da ASSUFBA Sindicato aprova a Prestação de Contas do segundo semestre de 2023, com 87% de confiança dos(as) servidores(as) da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB

Os(as) associados(as) à ASSUFBA da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB aprovaram, por esmagadora maioria, a Prestação de Contas do Sindicato do segundo semestre de 2023. Do total de sindicalizados que participaram da atividade, 87% votaram a favor, 3% contra e 10% se abstiveram do Parecer do Conselho Fiscal, que indica a aprovação das contas da entidade. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Virtual, nesta quinta-feira (25/07).

Após a leitura do Parecer do Conselho Fiscal, a Coordenadora Geral da ASSUFBA, Nadja Rabello, de forma transparente, apresentou a planilha de Prestação de Contas com os detalhes dos gastos de julho a dezembro de 2023.

A Coordenadora da ASSUFBA, Adelmária Ione, leu o ID da FASUBRA, do dia 18 de julho de 2024, com destaque para o Relatório da CNSC, que contém informações da reunião ocorrida nos dias 16 e 17 deste mês, para debater assuntos pertinentes à Comissão Nacional de Supervisão da Carreira e propor as alterações da Lei 11.091/2005 que garantam o Termo de Acordo de Greve. O próximo encontro acontece nos dias 23 e 24 de agosto.

O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, falou sobre a Roda de Conversa que vai tratar a Carreira e seus desdobramentos no Acordo de Greve, no dia 8 de agosto, às 10h, na entidade. Além disto, informou que a ASSUFBA Itinerante retoma as atividades. As unidades que quiserem receber os diretores da entidade devem entrar em contato através do email assufbaitinerante@gmail.com ou pelo telefone (71) 98198-2722, falar com Sérgio Souza (Secretaria).

Processos Jurídicos
A ASSUFBA deu informes sobre as ações movidas pela entidade. Uma excelente notícia logo de cara. Nadja Rabello informou, com muita satisfação, que mais 16 novos lotes do processo dos 3.17% migraram para pagamento. A lista com os 160 nomes contemplados foi lida na assembleia. Demais informações serão passadas pelo Sindicato, durante reunião, que acontece no dia 1º de agosto, às 10h, no auditório da entidade.

O advogado do Sindicato, Dr. Hugo Leonardo, falou sobre os demais processos. Em relação à URP, após sentença proferida pela juíza responsável pela ação e lida durante a assembleia, a ASSUFBA interpôs um Agravo de Petição e aguarda julgamento.

Sobre os 28.86%, a execução está suspensa por conta dos embargos da UFBA. A entidade vai agendar reunião com o juiz da secretaria do processo para discutir novos procedimentos, apresentar os cálculos feitos pela entidade e solicitar sigilo dos dados dos(as) servidores(as) para evitar a ação de golpistas.

Dr. Hugo também falou sobre a situação dos lotes dos Processos de 30 Horas. A atualização da Hora Extra Incorporada ficou por conta da Coordenadora Nadja Rabello. O Sindicato aguarda o julgamento do Agravo Interno interposto pela UFBA.

A categoria reafirmou ainda a decisão, já tomada em assembleia no passado, de realizar cobrança de um percentual dos não associados alcançados pelos êxitos jurídicos, bem como o adiantamento para a cobertura de custos das ações, hoje bancados integralmente pelas contribuições dos associados de nossa entidade, sendo certo que a ASSUFBA não recebe imposto sindical. Foi definido o percentual diferenciado a ser cobrado pela assessoria jurídica, conforme estabelece o mercado. Deixando claro que o contrato da ASSUFBA com a assessoria jurídica é exclusivo para associados, ficando a cargo dessa assessoria definir os percentuais a serem cobrados aos servidores não sócios, conforme o percentual aplicado no mercado e com o que é autorizado pela legislação.