MCO-UFBA realiza mutirão com exames e consultas para prevenção do câncer mama
Mutirão do Outubro Rosa na Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA/Ebserh) atendeu 120 mulheres em um esforço dedicado à prevenção do câncer de mama.
Realizado anualmente desde 2021, o mutirão ocorreu em 21 de outubro, e proporcionou um rastreamento completo para o câncer de mama, incluindo exames laboratoriais, mamografia, ultrassonografia mamária e consulta com mastologista. Além disto, as pacientes receberam triagem fonoaudiológica e orientações de saúde com uma equipe multiprofissional.
O objetivo do mutirão é oferecer serviços essenciais que, muitas vezes, são difíceis de acessar ao longo do ano devido à falta de disponibilidade. “Estamos realizando esse mutirão mais um ano para ofertar serviços que muitas vezes são difíceis para as pacientes realizarem durante o ano por dificuldade de acesso”, explicou a enfermeira e coordenadora do Ambulatório da MCO-UFBA, Fanny Barral.
As pacientes que necessitam de procedimentos de punção já saíram da maternidade com o agendamento em mãos, enquanto aquelas que requerem tratamento foram encaminhadas para o serviço de referência. O mutirão permite que as pacientes concluam o ciclo de rastreio, conforme orientação do Ministério da Saúde para mulheres com mais de 40 anos.
A Maternidade Climério de Oliveira recentemente adquiriu um novo equipamento de mamografia, dobrando sua capacidade de atendimento de 20 para 40 procedimentos diários. Além dos exames, a consulta com mastologista é uma necessidade crucial. A maternidade realiza aproximadamente 64 atendimentos mensais nessa área.
O Outubro Rosa é uma oportunidade vital para conscientizar e oferecer serviços de saúde às mulheres, incentivando a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O mutirão demonstra o compromisso em promover a saúde das mulheres e garantir acesso a exames e cuidados essenciais.