Acordo de Greve e Turnos Contínuos é defendido no Consuni

A primeira seção ordinária do Conselho Universitário (Consuni) 2013 foi realizada na quinta-feira, 28, na Reitoria da UFBA. Na pauta estava o andamento das obras da Universidade, a renovação da Comissão Permanente de arquivo e demandas específicas de unidades. Além disso, os Conselheiros e Coordenadores da Assufba Sindicato, Antônio Bomfim Moreira e Cássia Maciel, passaram os informes da categoria.

reduzida

Conselheiro Antônio Bomfim Moreira fala da importância do diálogo. Foto: Foco Filmes- Américo Barros.

“A luta agora dos servidores ativos e aposentados é pelo cumprimento total do Acordo de Greve de 2012. Para isso vamos ocupar a Esplanada dos Ministérios em mais uma marcha dos trabalhadores junto com a Fasubra, na quinta-feira, 07 de março. E nos dias 08, 09 e 10 estaremos na Plenária Nacional Estatutária também da Fasubra Sindical. A luta é árdua e não podemos parar”, declara o coordenador de formação sindical, Bomfim Moreira.

A coordenadora de comunicação da Assufba, Cássia Maciel, falou sobre a vitória da implantação dos Turnos Contínuos na UFRB que vai começar a ser vigorado primeiramente na Biblioteca da Universidade. Se referindo às ocorrências no ICI, cujos manifestantes ocuparam a reunião pedindo a renúncia do diretor, ela reafirmou a importância da capacitação dos gestores sobre o estágio probatório e a necessidade de uma ampla discussão sobre as relações interpessoais na universidade, nas quais ainda impera em muitas unidades o patrimonialismo. Segundo a coordenadora não só ICI é palco de humilhações, que tem como maiores vítimas os servidores em estágio probatório “nesse período ocorrem a maioria dos casos de assédio moral aos servidores”.

Fonte: Ascom Assufba