ASSUFBA apoia a campanha Janeiro Branco sobre saúde mental

O primeiro mês do ano chegou trazendo uma importante campanha de conscientização sobre a saúde mental. O intuito do Janeiro Branco, criado por psicólogos de Uberlândia em 2014, é aproveitar o sentimento de mudança e renovação dos brasileiros na virada do ano para chamar a atenção sobre os cuidados com a mente.

A Campanha Janeiro Branco 2021 traz em sua temática o pacto pela saúde mental e acontece em meio à pandemia do coronavírus, que pegou milhares de brasileiros e pessoas no mundo de surpresa. Os profissionais de saúde que estão na linha de frente na luta contra a Covid-19 são um dos grupos mais acometidos por doenças mentais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar em dia com a mente é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.

Em 2019, a Organização indicou que a prevalência de depressão na rede de atenção primária de saúde é 10,4%, isoladamente ou associada a um transtorno físico. Desde que começou a pandemia no início de 2020, mais de 40% dos profissionais de saúde sofreram e sofrem de estresse e depressão, de acordo com a pesquisa realizada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

Conscientizar a população nesse momento de alerta mundial para o cuidado com a saúde mental é tarefa de todos. A ASSUFBA reforça e convida a todos a cuidar da saúde mental e tecer um pacto completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades.