Mulheres marcham pelo fim da cultura do estupro no Brasil

Cerca de 4 mil mulheres realizaram no domingo (29), pela manhã, em Brasília, a “Marcha das Flores – 30 Contra Todas”, pelo fim da cultura do estupro, o machismo e todo tipo de violência contra a mulher. As manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios e finalizaram o ato em frente ao STF, onde depositaram flores na Estátua da Justiça pedindo mais rigor na legislação contra a violência sexual.

Durante o ato as mulheres tingiram as mãos de vermelho e esticaram um varal de calcinhas manchadas simbolicamente de sangue em frente ao STF. Elas fizeram uma contagem regressiva de 30 até “nenhum”, em referência aos mais de 30 homens que estupraram uma adolescente de 16 anos na semana passada no Rio de Janeiro.

A mobilização também pediu a saída de Michel Temer do governo. As mulheres gritavam intensamente palavras de ordem como “Volta Dilma!”, “Fora Temer!”, “Fora Gilmar, protetor de estuprador!”, “Mexeu com uma, mexeu com todas!”, entre outras. A polícia tentou reprimir a manifestação com spray de pimenta quando algumas mulheres derrubaram o cerco que impedia o acesso ao Supremo. Uma delas chegou a ser agredida por seguranças.

Fonte: Portal CTB