ASSUFBA participa do primeiro dia do Encontro Nacional de HUs

No primeiro dia do evento foi destacada a importância dos HUs para a sociedade

A Fasubra Sindical realizou hoje (10), a abertura do Seminário HUs 100% SUS versus EBSERH. O evento acontece no Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comercio (CNTC), em Brasília. Pela manhã, a direção nacional da Fasubra fez uma saudação e destacou a importância dos HUs para a sociedade.

Os servidores técnico-administrativos em HUS discutiram sobre a missão dos hospitais universitários, baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão e sua relevância social para a saúde e educação no país.

Pela tarde, os técnico-administrativos prosseguiram com os debates

 “Esse encontro vai preparar os técnico-administrativos para o combate a privatização e a tentativa de desvalorização dos hospitais universitários com todas as ferramentas que forem necessárias. Entendemos que estamos defendendo a qualidade dos serviços prestados pelos HUs das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior)”, ressalta Cássia Virginia B. Maciel, coordenadora de Comunicação da ASSUFBA Sindicato, uma das representantes da ASSUFBA no evento.

Durante a tarde, a mesa conduziu o debate com o tema “EBSERH, modelo de privatização da saúde”. Os técnico-administrativos entenderam como tem sido feita a estratégia de transformar a saúde pública em produto. Os debates foram conduzidos por Janine Teixeira, pela FASUBRA; Valéria Corrêa, da Frente Nacional Contra Privatização da Saúde e Luciene Pereira, da Associação Nacional de Auditores do Controle externo.

O objetivo do evento, que prossegue até amanhã, dia 11, é organizar a luta dos técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

 10/11/2012

Ascom ASSUFBA  Sindicato